segunda-feira, 27 de maio de 2019

Alimenta a tua Criatividade


Para a realização da atividade “Alimenta a tua Criatividade” participaram um grupo de 14 crianças com idades compreendidas entre os 5 e 6 anos de idade.
O envolvimento das crianças começou por um debate de ideias, levando à pesquisa das frutas e legumes utilizados nas refeições da Escola.
Como o tema anual da Escola assenta na problemática da poluição dos oceanos – “Há lixo no mar … Há consciências a alterar”, surgiu a ideia de criar seres marinhos através das frutas e legumes, como forma de alertar a consciência da Comunidade Educativa para a problemática.
A selecção foi feita pelas crianças através de entrevista à cozinheira da Escola, para perceber quais os alimentos utilizados na confeção das refeições. Foi realizada uma visita ao Mercado local para entender um pouco sobre a origem e sazonalidade dos produtos.
Uma vez feita a selecção dos produtos utilizados na Escola, foram escolhidos os frutos e legumes a utilizar no desafio, através de auscultação da preferência das crianças.
Foi feita a recolha de informação sobre os produtos selecionados relativamente à sua origem, sazonalidade e valor nutritivo, através de trabalho de pesquisa realizado com as crianças e as suas famílias. Foi também solicitado às crianças e famílias ideias de animais marinhos para elaboração do desafio. Os animais marinhos escolhidos foram os peixes e as tartarugas.

Sem comentários:

Enviar um comentário